A geografia por ser uma disciplina que estuda o espaço geográfico possui uma diversidade de métodos e recursos didáticos a serem colocados em prática, então é importante realizar atividades que levem o aluno a pesquisar tais aspectos geográficos em lugares próximos do seu cotidiano para que eles possam compreender os assuntos estudados de uma forma mais significativa e dinâmica, pois a geografia necessita desse movimento para ser compreendida.
Sair da sala de aula e realizar atividade de campo muda tudo, os sentidos ficam mais aguçados e as experiências adquiridas são enriquecedoras.
Nesta pesquisa de campo o professor deverá passar apenas orientações em sala de aula e os alunos atuarão individualmente de forma extremamente ativa realizando entrevistas com as pessoas que residem ou trabalham no bairro que faz parte do cotidiano dos alunos.
Em um primeiro momento é observado todo o bairro sendo realizada anotações sobre pontos representativos, tais como: igreja, escola, mercearia, praça, loja, padaria, rio ou córrego etc.
Através dessas informações os estudantes desenvolverão entrevistas com proprietários dos estabelecimentos e moradores. A intenção é buscar histórias do cotidiano referentes a construção de um determinado ponto de comercio ou uma escola... o ambiente da pesquisa irá determinar as histórias que serão apresentadas com suas particularidades e problemas que podem ser sociais e ambientais, tais como a ausência de transformações e melhorias que poderiam ser realizadas pela gestão municipal entre outros problemas.
Pontuschka, Paganelli e Cacete afirmam:
As entrevistas sobre como a pessoa vê o lugar revelam a maneira pela qual ela percebe o mundo e se insere nele. As falas podem ser carregadas de poesia, de ironia ou de amargura, e tudo isso vai mostrando a cidade com seus ritmos, suas marcas no tempo e no espaço, suas belezas e suas tristezas, enfim, a vida.(2009, p. 181).
A partir das entrevistas os alunos irão propor soluções para os principais problemas localizados no bairro. E por fim, um rico diálogo será realizado sobre as experiências vividas com os moradores do bairro , eles desenvolverão uma série de habilidades e cada momento será registrado com fotos e construção de relatórios. É importante esta dinâmica, pois é bastante comum as pessoas não conhecerem a história do seu próprio bairro ou até mesmo o início da construção de um ponto representativo que atualmente desenvolve relações sociais importantes para toda a população que reside naquele lugar.
PONTUSCHKA, N.N.; PAGANELLI, T.I.; CACETE, N.H. Para ensinar e aprender Geografia. Ed. Cortez. 3ª edição. São Paulo, 2009.
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