Vista panorâmica de Gravatá-PE

Vista panorâmica de Gravatá-PE

sexta-feira, 22 de julho de 2016

As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCIs) nos espaços sociais

Não é a toa que há uma infinidade de trabalhos científicos relacionados às Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCIs). Afinal estas inovações estão presentes em nossas vidas tanto no lazer quanto na área profissional. A tendência é ir adiante, o retrocesso não se enquadra nas características das NTCIs e a sociedade acabou adquirindo essas inovações advindas da globalização que além de tornar a população consumidora e usuária das NTCIs redesenhou tendências, comportamentos e hábitos que chamaram a atenção pelo seu caráter dinâmico, atrativo e inovador.

A sociedade em que vivemos é informatizada não há como negar esta realidade. Muitas pessoas   que não nasceram na era digital continuam resistentes ao aprendizado e a linguagem da internet e das tecnologias que surgem, no entanto irão perceber com o passar do tempo que estas mudanças fazem parte de toda sociedade que é dinâmica e que busca evoluir e melhorar a qualidade de vida de sua população. Diante dessa explanação inicial, uma pergunta importante e pertinente deve ser levantada, afinal, as NTCIs trazem mais resultados positivos ou negativos para a sociedade?

Essa questão irá depender basicamente da maneira pela qual se utiliza essas novas tecnologias. Temos vários exemplos em nossa sociedade que nos mostram pontos positivos e negativos. Em relação às redes sociais, as pessoas acabam soltando o freio da direção e expõem demais suas vidas e essa exposição abre espaço para as críticas sobre qualquer comentário postado, comportamento de vida, ou até uma simples foto pode levar centenas de comentários negativos, situação bem frequente principalmente entre as celebridades. Estamos vivendo uma fase onde “a crítica alheia” se encontra presente no espaço virtual que também é o espaço real.

No entanto este é um pequeno exemplo dos pontos negativos das tecnologias de informação e comunicação, poderia listar outros mais, mas prefiro destacar os aspectos positivos que inclusive vem nos proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, sim repito, “na qualidade de vida”.

Estas inovações facilitam as ações em sociedade, as pesquisas científicas tornam-se mais viáveis, sem precisar de deslocamento até os documentos e materiais a serem utilizados. O banco, o hospital, a lotérica, a empresa grande ou pequena, a escola, todos estes além de outros espaços sociais se utilizam da tecnologia e da informação para tornar seu trabalho mais eficiente e ágil.

E toda essa evolução, interatividade e dinamismo borbulhando em nossa sociedade não poderia haver algo mais coerente do que ocorrer um reflexo disso no ambiente escolar, espaço este onde tudo começa, onde são formados cidadãos, profissionais e até mesmo professores que irão formar as demais profissões existentes.

As NTCIs facilitaram o trabalho do professor que hoje se utiliza de diversas estratégias de ensino como apresentação de slides com aulas interativas, aplicativos onde o aluno pode manusear e se aprofundar nos estudos, além de uma infinidade de conteúdos científicos que abordam sobre a própria prática do ensino. Uma ótima maneira do professor se aperfeiçoar como profissional. Além disso, não posso deixar de mencionar as faculdades à distância que estão se ampliando, principalmente na área educacional. É a tecnologia levando o conhecimento para os quatro cantos do mundo.

É claro que as NTCIs não são a solução para todos os problemas enfrentados na escola e a sua presença não garantirá a modernização do ensino, pois o que irá trazer inovação é a maneira do professor utilizá-la. Da mesma forma que se afirma que há uma grande quantidade de informações no espaço virtual e que isso é um ponto positivo, temos que ficar em alerta também com “o dilúvio informacional” assim como afirmam Pontuschka; Paganelli e Cacete (2009, p. 263) sobre o excesso de informações, porque muitos conteúdos que circulam a internet não são confiáveis e necessita da observação detalhada do professor.

É muito importante que ocorra na escola a aplicação de uma educação tecnológica eficiente que aborde a ética na internet, os perigos encontrados neste espaço e a melhor forma de acessá-la. As NTCIs estão aí, no alcance da maioria da população mundial, influenciando, facilitando, trazendo evolução, ditando moda, comportamentos. Afinal é necessário que saibamos lidar com tudo isso de uma forma inteligente e responsável, pois muitos pontos positivos podem surgir a partir dessa atitude.

Referência:
PONTUSCHKA, N.N.; PAGANELLI, T.I. ; CACETE, N.H. Para ensinar e aprender   Geografia. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário