Qual o significado da água em sua vida? Alguém já lhe fez essa pergunta, você já refletiu sobre isso? Neste dia mundial da água é importante analisarmos nosso consumo e termos a consciência de utilizá-la de forma responsável todos os dias.
Os benefícios da água em nosso corpo são diversos, tais como: hidrata,ajuda a emagrecer, desintoxica o corpo, deixa a pele mais bonita e ajuda a absorção de nutrientes. Podemos suportar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 sem beber água. Com esta última informação dá para perceber o quanto a água é necessária ao nosso corpo.
No entanto a água disponível no planeta para consumo humano se encontra com um percentual bem inferior se compararmos com o total de água existente, além disso este nível de água está sendo poluído através de atividades humanas, pois quando acontece qualquer alteração nas características físicas, químicas ou biológicas da água é considerado como uma água imprópria para consumo humano, da fauna e também para a flora, podendo ser prejudicial à saúde.
As causas mais comuns da poluição estão relacionadas ao crescimento populacional, moradias próximas as margens do rio, a industrialização que despeja água contaminada e a agricultura com seus insumos tóxicos que são carregados pela chuva, além de outros fatores que interferem na qualidade da água.
O racionamento de água em São paulo é o mais recente ultimamente e vem preocupando especialistas, pois esta seca na Cantareira é mais crítica do que a de 1953, e o problema da água não é apenas pela falta de chuvas e sim pelos investimentos que faltaram e segundo Paulo Costa, especialista em uso racional da água "vai faltar água em São Paulo durante a copa de 2014". No entanto o especialista afirma que foi realizada uma reunião antecipadamente alertando que o Brasil deveria cuidar da área ambiental para receber estes eventos esportivos que ocorrerão.
No semiárido nordestino a situação também é grave, há irregularidades de chuvas durante todo o ano e devido ao clima quente a evaporação excede a precipitação, interferindo no acúmulo de água nos rios, em virtude do solo a água apresenta salinidade elevada. O problema da água no Nordeste brasileiro extrapola o campo ambiental afetando a vida social e econômica da região.
Um líquido que para muitos é algo comum, para outros é considerado uma preciosidade, disputada por aqueles que vivem em um extremo período de seca e viver sem água potável é algo extremamente difícil em alguns países, levando o homem a agir de várias formas para superar a ausência. Em Deli, Índia quando a água chega em carros com reservatório de água há uma grande agitação e confusão para conseguir reservar água. Os sudaneses usam tubos plásticos para beber água dos pântanos que impedem a passagem de larvas que causam doenças. Na ilha de Coronilla no Quênia a água é salobra nos poços, mas mesmo assim os aldeões cavam até encontra-la.
A distribuição de água no planeta
Uma questão importante sobre o consumo consciente e que deve ser lembrada é a educação ambiental na escola, ambiente onde é possível trabalhar sobre a temática através de diversas metodologias, níveis e modalidades de ensino. No entanto é possível adquirir novos hábitos na fase adulta, iniciando com pequenas ações cotidianas e tentando trazer aquele novo comportamento "sustentável" para o dia-a-dia como se fosse algo natural, daí por diante novas ações vão sendo realizadas.
Planeta Água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito do lagos
No leito do lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Fontes utilizadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário