Vista panorâmica de Gravatá-PE

Vista panorâmica de Gravatá-PE

domingo, 30 de março de 2014

Damasco: a insegurança percorre pela antiga cidade

Uma vida repleta de incertezas, infelizmente é a maneira como vivem os damasquinos. Devido os protestos contra o governo, o subúrbio é bombardeado frequentemente pelo comando de Bashar al  Assad, resultando em mortes, destruição do patrimônio cultural e milhares de refugiados para áreas protegidas.
As muralhas romanas da mesquita Umayyad ainda representa um lugar seguro, porém não se sabe até quando elas continuarão firme, pois a destruição é vista em toda parte e a velha damasco não é mais a mesma, atualmente não há turistas, estudantes, sossego ou diversão.

Nota-se que o conflito interfere radicalmente na vida social desses  damasquinos, além de modificar a dinâmica natural  de bares, restaurantes e variados tipos de comércio, pois muitos deles foram fechados, devido aos bombardeios sobraram apenas ruínas.
Em uma viela um vendedor de especiarias explica a sua história e fala que fugiu para proteger suas filhas, abandonando o seu bairro e um trabalho bom de vendedor de carros, agora ganha 7 dólares por mês. (National Geographic, mar. 2014).

Uma minoria da população vive tranquilamente, tais como empresários, políticos e outros profissionais da elite, porém na mesma cidade em uma região fora da área de segurança ocorre uma realidade diferente, onde não se sabe o que pode acontecer.
A situação dos refugiados é incerta, muitos saem de suas terras com a roupa do corpo, perdem seus empregos, seus comércios para se alojarem em áreas sem estrutura e conforto, mas são nessas regiões que eles conseguem garantir a sobrevivência de seus familiares, pois precisam sair da zona de perigo e se refugiar em locais tranquilos e seguir a vida a procura de paz.

Um problema que surge no meio de tantos outros em relação aos refugiados e que interferem no futuro das crianças se trata da ausência da educação, muitos deixam a escola e não conseguem voltar, começam a trabalhar muito cedo para ajudar com as despesas de casa e acabam se casando muito jovens. Enquanto que milhares de pessoas saem do lugares em que nasceram, os conflitos e os bombardeios permanecem nos subúrbios de damasco, o povo pede paz, pede de volta a velha Damasco, sossegada, com seus comércios e encantos.
Fotografado por Lynsey Addario

Na imagem acima é possível perceber a preocupação desse homem que espera o irmão chegar no campo dos refugiados, ele se encontra com alguns pertences, cabisbaixo em meio ao lixo deixado por outro grupo de refugiados, não se sabe como irá enfrentar as dificuldades do dia-a dia, sem moradia e emprego, a situação destes refugiados é um grave problema a ser enfrentado em uma cidade que vive em conflitos.

Fonte utilizada: Barnard, Anne. National Geographic. Damasco. Março de 2014, p. 28.


sábado, 22 de março de 2014

Dia mundial da água

Qual o significado da água em sua vida? Alguém já lhe fez essa pergunta, você já refletiu sobre isso? Neste dia mundial da água é importante analisarmos nosso consumo e termos a consciência de utilizá-la de forma responsável todos os dias.
Os benefícios da água em nosso corpo são diversos, tais como: hidrata,ajuda a emagrecer, desintoxica o corpo, deixa a pele mais bonita e ajuda a absorção de nutrientes. Podemos suportar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 sem beber água. Com esta última informação dá para perceber o quanto a água é necessária ao nosso corpo.
No entanto a água disponível no planeta para consumo humano se encontra com um percentual bem inferior se compararmos com o total de água existente, além disso este nível de água está sendo poluído através de atividades humanas, pois quando acontece qualquer alteração nas características físicas, químicas ou biológicas da água é considerado como uma água imprópria para consumo humano, da fauna e também para a flora, podendo ser prejudicial à saúde.

As causas mais comuns da poluição estão relacionadas ao crescimento populacional, moradias próximas as margens do rio, a industrialização que despeja água contaminada e a agricultura com seus insumos tóxicos que são carregados pela chuva, além de outros fatores que interferem na qualidade da água.

O racionamento de água em São paulo é o mais recente ultimamente e vem preocupando especialistas, pois esta seca na Cantareira é mais crítica do que a de  1953, e o problema da água não é apenas pela falta de chuvas e sim pelos investimentos que faltaram e segundo Paulo Costa, especialista em uso racional da água "vai faltar água em São Paulo durante a copa de 2014". No entanto o especialista afirma que foi realizada uma reunião antecipadamente alertando que o Brasil deveria cuidar da área ambiental para receber estes eventos esportivos que ocorrerão.

No semiárido nordestino a situação  também é grave, há irregularidades de chuvas durante todo o ano e devido ao clima quente a evaporação excede a precipitação, interferindo no acúmulo de água nos rios, em virtude do solo a água apresenta  salinidade elevada. O problema da água no Nordeste brasileiro extrapola o campo ambiental afetando a vida social e econômica da região.
Um líquido que para muitos é algo comum, para outros é considerado uma preciosidade, disputada por aqueles que vivem em um extremo período de seca e  viver sem água potável é algo extremamente difícil em alguns países, levando o homem a agir de várias formas para superar a ausência. Em Deli, Índia quando a água chega em carros com reservatório de água há uma grande agitação e confusão para conseguir reservar água. Os sudaneses usam tubos plásticos para beber água dos pântanos que impedem a passagem de larvas que causam doenças. Na ilha de Coronilla no Quênia a água é salobra nos poços, mas mesmo assim os aldeões cavam até encontra-la.

A distribuição de água no planeta

Uma questão importante sobre o consumo consciente e que deve ser lembrada é a educação ambiental na escola, ambiente onde é possível trabalhar sobre a temática através de diversas metodologias, níveis e modalidades de ensino. No entanto é possível adquirir novos hábitos na fase adulta, iniciando com pequenas ações cotidianas e tentando trazer aquele novo comportamento "sustentável" para o dia-a-dia como se fosse algo natural, daí por diante novas ações vão sendo realizadas.

Planeta Água 
Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito do lagos
No leito do lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...


Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...


Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Fontes utilizadas:


segunda-feira, 17 de março de 2014

15 de março: aniversário de Gravatá

Para homenagear os 121 anos de emancipação política da minha cidade e também a dos 76. 458 habitantes que vivem, sonham e lutam por um futuro melhor, estou postando duas poesias de autoria de Nice Santiago, estudante de Geografia pelo IFPE.
Parabéns Gravatá
Por Nice Santiago

Gravatá lugar de serras e beleza
Vós os filhos dessa terra
Precisam proteger a natureza!
Não suje o rio, não jogue lixo no cruzeiro
Nossa cidade tem que estar bonita o ano inteiro!
Gravatá, Suíça Pernambucana,
És sempre bela no coração de quem te ama!


Gravatá
Por Nice Santiago

Gravatá de Flores e morango
Mistura de cores e encanto
Do seu artesanato cheio de belezas
Trazendo para nós mais riquezas!
Do cristo redentor do alto do Cruzeiro
Abençoando um povo inteiro!
Gravatá que se estende num céu de parabólicas
Que tem como destaque os moinhos da eólica
Que o vento transforma em energia
Parabéns Gravatá pelo seu dia!