Vista panorâmica de Gravatá-PE

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terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Preconceito Regional

O Brasil possui uma grande dimensão territorial e para uma melhor gestão dessa extensa área foi dividido em cinco regiões, cada uma delas apresentam características específicas que as diferenciam das outras.

Mas como os brasileiros veem as outras regiões do Brasil?

Infelizmente a visão que as pessoas têm das regiões que não residem é bem superficial e isso acaba estimulando o preconceito regional. Nenhuma região está imune, todas passam por algum preconceito quanto ao sotaque, cultura, religião e modo de vida.

O nordeste vem sendo a região que mais sofre com o preconceito. Ultimamente estão sendo divulgadas através das redes sociais atitudes preconceituosas dos internautas que se escondem por trás das redes sociais. Chega a ser assustador o teor das palavras que algumas pessoas utilizam para falar dos nordestinos.

A seca, a fome, o analfabetismo sempre colocado como tema principal neste preconceito para justificar (segundo o pensamento deles) a superioridade de uma determinada região em relação ao Nordeste brasileiro.

O Nordeste se destaca em várias categorias, mas todas elas acabam sendo desconsideradas por aqueles que não a conhecem de fato, sendo tratada como se não tivesse o direito de se destacar, de crescer e aparecer para o mundo.
Só para ter uma ideia temos uma bela e vasta área costeira que encanta pessoas do mundo inteiro e é a região favorita para as férias dos brasileiros. Temos artistas na música (Gilberto Gil, Dominguinhos) na literatura (Jorge Amado, Ariano Suassuna) na educação (Paulo Freire) na arte Romero Brito. Temos também um grande destaque recente, o piauiense que tirou a maior nota em matemática no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. Essas são algumas informações sobre a riqueza cultural da região Nordeste.

Um agravante desse preconceito são as mídias televisivas, no entanto é preciso ser mais críticos quando estamos assistindo a TV, pois em muitos casos é criado um estereótipo que fixa na mente das pessoas e a desconstrução dessa visão é bem difícil de eliminar.

 E nós professores, o que podemos fazer para minimizar esse preconceito regional? É importante trabalhar o tema “Regiões do Brasil” de uma forma intensa, destacando a essência dos lugares. A superficialidade na abordagem pode prejudicar no entendimento do aluno sobre as demais regiões ao ponto em que ele só a observa de uma única maneira e essa ideia o companhará até a vida adulta.

A diversidade existente em nosso país deve ser assunto presente em nossas aulas. Não peço que supervalorizem um lugar em detrimento de outros, mas que mostrem os pontos positivos de cada região brasileira, pois assim como todos os lugares tem seus problemas, estes também possuem algo de muito bom para nos mostrar e ensinar.

Abaixo fica a minha dica:

#conheçammaisonorte
#conheçammaisonordeste
#conheçammaisocentro-oeste
#conheçammaisosudeste
#conheçammaisosul

Deixo aqui também um trecho da obra de Paul Claval. Terra dos homens: a geografia. Que expressa bem sobre a diferença dos lugares e a maneira diversificada de ver, ser, sentir e viver dos homens em seus lugares, regiões, áreas.


A experiência geográfica é a diversidade de lugares e de homens. O que passa noutro lugar não se parece com o que se passa aqui. O tempo não passa da mesma forma, ali o ritmo das estações é diferente, as estiagens mais longas, o frio mais intenso, os ventos mais violentos. As pessoas não têm os mesmos reflexos, os mesmos hábitos; eles não falam a mesma língua, não praticam a mesma religião. A alteridade dos homens se acrescenta à novidade e ao exotismo dos lugares.

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