Vista panorâmica de Gravatá-PE

Vista panorâmica de Gravatá-PE

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Tempo e Clima


Os conceitos de tempo e clima sempre causam uma certa confusão por serem definidos como sinônimos, no entanto são duas noções diferentes. Vamos diferenciá-los!

Tempo= Refere-se a um momento atmosférico, são eventos que ocorrem na atmosfera e mudam suas características em questão de dias ou até mesmo horas. A narração abaixo explica melhor o que acabo de falar.

Daniel  ____ Quando cheguei à escola as 07:00 h 30 min. estava chovendo muito! Olhei a internet e vi que a temperatura era de 14 °C, sorte minha! Estava agasalhado e com guarda-chuva.  No fim da aula, às 12:00 horas o sol estava bem presente no céu, não chovia e a temperatura chegou a 19°C. À noite na hora do jantar choveu muito novamente e a temperatura era de 12° C. Neste dia o tempo mudou bastante!

Clima= Conjunto de condições atmosféricas que permanecem com as mesmas características e se definem por padrões estabelecidos após pelo menos trinta anos de observações, portanto possui uma "certa" estabilidade. Vamos ao diálogo!

Paula   ____ Onde você mora e como é o clima de lá?
Renata____ Moro em Manaus, uma cidade muito quente e úmida, com clima equatorial devido a sua localização próxima à linha do Equador e você onde mora?
Paula   ____ Moro no Paraná, o clima é Subtropical , verão quente e inverno rigoroso, bem frio, e possui estações bem definidas.

O diálogo acima nos mostra que estas regiões possuem uma característica climática quase constante, ou seja permanecem assim por muitos anos e as pessoas reconhecem tais características, porém não podemos afirmar que o clima é estático, nele há mudanças , mas estas alterações ocorrem lentamente
se formos comparar com o tempo.

Para entender como acontecem as mudanças atmosféricas vamos voltar o assunto em uma parte introdutória e começarmos com a própria atmosfera.

A atmosfera funciona como uma proteção da superfície terrestre, evitando o impacto direto de meteoros, além de evitar que o calor recebido do sol retorne rapidamente ao espaço. Trata-se de uma massa gasosa que envolve a superfície do globo terrestre. Nessas existem algumas camadas que se diferenciam pela temperatura, conforme a altitude vão ocorrendo mudanças na atmosfera.
A camada inferior da atmosfera é denominada troposfera, onde os fenômenos do tempo atmosférico e a turbulência são mais marcantes. As próximas camadas que seguem são: Estratosfera, Mesosfera, Termosfera. Entenda melhor a distribuição dessas camadas através da figura.



Os elementos formadores do Clima
Dentro do conceito de clima há alguns elementos que fazem parte dele e agem na atmosfera, assim como: a temperatura, a umidade e a pressão.

Temperatura

Resultado de imagem para temperatura

Trata-se do estado térmico da atmosfera que é mensurada por meio de termômetros expressos em graus Celsius ou Fahrenheit. Em se tratando de temperatura não podemos deixar de falar de Amplitude Térmica que é a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas. São registrados em termômetros específicos onde é calculado a maior e menor temperatura em relação ao dia, semana, mês e até ano. 
A temperatura irá variar e ser influenciada por características geográficas da superfície terrestre como a latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, da distância hídrica, relevo, ventos e correntes oceânicas.

Latitude
A latitude é representada por paralelos, são linhas imaginárias que cortam o planeta horizontalmente, quanto mais próximas do centro mais quente será a região quanto mais distante do centro e próximo  dos polos mais frio será, dizemos então neste caso que a latitude é alta. Portanto regiões na linha do Equador recebem o calor do sol diretamente enquanto que nos polos a incidência solar é inclinada e consequentemente será mais frio. 

Altitude
Em se tratando de altitude vamos entender que o calor é irradiado da superfície terrestre para cima, então o calor bate na superfície e vai subindo, mas a cada 200 metros que sobe a temperatura cairá 1°C. Quanto maior a altitude menor será a temperatura, como exemplo: o Planalto da Borborema, cidades localizadas nessa região possui temperaturas mais baixas do que as que ficam em menores altitudes.

Distância hídrica
Regulador da temperatura do ar reduzindo a sua amplitude anual.

Continentalidade
De acordo com Varejão Sila (2001), a continentalidade corresponde à influência causada pelo oceano e é normalmente expressa pela distância do mar, tomada na direção do vento dominante.
No interior dos continentes há uma baixa amplitude térmica, pois as rochas são boas condutoras de calor, durante o dia o continente recebe a incidência solar e se aquece rápido, à noite acontece o resfriamento do continente, com a água do mar ocorre o contrário, durante a noite  a água começa a se aquecer através do calor recebido durante o dia por isso dizemos que a água é má condutora de calor,  a temperatura na região permanece elevada, e nessas áreas não acontece uma diferença considerável entre as máximas e mínimas temperaturas. Ex:. Nordeste brasileiro, deserto do Atacama e deserto do Saara. O fator Maritimidade por está relacionado com a Continentalidade também terá as mesmas influências no clima, como o próprio nome diz se refere à proximidade com os oceanos e assim como a continentalidade irá trazer às regiões próximas amplitudes térmicas baixas.

Ventos e correntes oceânicas
Podem transmitir por advecção (deslocamento de massa de ar no sentido horizontal) o calor ou o frio de uma região para outra. A partir do deslocamento das características térmicas da área de origem.

Umidade do ar
Falar em umidade do ar é o mesmo que dizer que há presença de vapor d'água na atmosfera. A atmosfera comporta apenas 4% de vapor d'água que significa 100% de umidade relativa.
E o que quer dizer umidade relativa?
Nomenclatura dada para descrever a presença de vapor existente no ar e o ponto de saturação é 4% de vapor = 100% de umidade relativa. Depois desse ponto de saturação, a atmosfera cessa sua capacidade de absorver o vapor d'água. E o que acontece depois?
O ciclo hidrológico continua e a água cai na superfície em forma de chuva.
A umidade do ar pode atingir temperaturas baixas ocorrendo orvalhos, geadas, nevoeiros e nuvens.

Orvalho
São gotas de água que geralmente se formam ao amanhecer ou anoitecer quando a temperatura registrada é mínima cobrindo a superfície com uma película ou camada dessas gotas d'água.

Geada
Quando o resfriamento do ar chega a uma temperatura de 0°C ou abaixo com massas de ar frio.

Nevoeiros
Formam-se por causa do movimento vertical de ar úmido, como na convecção ( é a forma de transmissão do calor que ocorre principalmente nos fluidos, como os líquidos e gases). Portanto nevoeiros são pequenas gotas de água que ficam em suspensão na troposfera.

Como ocorrem as precipitações ( chuvas)?

Através de uma nuvem saturada de vapor de água e uma camada de ar frio. Para ser formada esta nuvem saturada inicialmente passou pela condensação e sublimação, logo depois as gotas de água serão produzidas, porém estas precisam crescer  o suficiente para não serem levadas pelas correntes do interior das nuvens devendo atingir a superfície antes de serem  evaporadas.

Tipos de chuva

Pressão atmosférica

É basicamente o peso do ar, são moléculas de gases na atmosfera sobre uma superfície, resultado da gravidade da Terra. A pressão atmosférica pode variar devido a altitude e temperatura. Na altitude quanto maior a altitude menor é a coluna de mercúrio e maior a rarefação do ar ( diminuição da densidade e do peso). um exemplo é a cidade de La Paz, na Bolívia, devido as altitudes serem elevadas na Cordilheira dos Andes haverá uma dificuldade em respirar, já que existe uma quantidade menor de oxigênio. Em relação a temperatura, com o aumento dela o ar passa a ficar rarefeito e com menor pressão, devido a dilatação das moléculas. Com as temperaturas baixas há uma compressão das moléculas, o ar fica mais denso e com maior pressão. É o que explica este esquema que indica as áreas frias como dispersoras de ar e as áreas quentes receptoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário