Vista panorâmica de Gravatá-PE

Vista panorâmica de Gravatá-PE

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cidadãos críticos

Não é recente a questão de muitas pessoas acharem a disciplina de Geografia chata, cheia de nomenclaturas e sem nenhuma utilização lógica. Na verdade quem acha alguma coisa é porque não conhece realmente o que se está falando. Se soubessem falariam: eu sei o quanto a Geografia é importante para a sociedade e que com ela nos tornamos mais críticos em relação as coisas que acontecem no mundo.
Ser crítico não é julgar, nem utilizar palavras negativas para diminuir algo ou alguém e sim exercitar a compreensão da dinâmica do mundo, é colocar sua opinião em evidência sobre fatos cotidianos ou até mesmo antigos, ser construtor de suas próprias ideias.
Se a população fosse mais crítica sabe o que aconteceria? Haveria uma maior cobrança por parte de todos sobre os seus direitos na sociedade, questões como educação, saúde, transporte e segurança estariam sendo colocados em discussão de forma constante e desafiadora.
Mas por que a Geografia ainda é vista de uma maneira tão sem graça, sem sal, sem açúcar? Posso lhes dizer que a Geografia é uma ciência favorável no desenvolvimento de cidadãos críticos, pois com ela percorremos o meio físico e humano, além da abrangência que nos coloca a par das dinâmicas que aconteceram a muito tempo atrás e as que vivemos hoje.
O problema está na maneira pela qual a disciplina vem sendo ensinada, desassociada da realidade do aluno, o que a torna sem função simbólica. Cabe ao professor estimular o senso crítico existente em cada aluno, através de atividades reflexivas sobre os fatos que acontecem sempre lembrando de associar o assunto com algo próximo a vivência do discente.
Vale ressaltar que a Geografia se tornará prazerosa de estudar quando atribuirmos a ela significado, realidade, discussões e reflexões, no entanto utilizá-la de forma vaga é a maneira mais fácil e ligeira de torná-la chata.
Portanto, nós professores de Geografia temos em mãos uma disciplina que tem tudo para transformar o aluno em um cidadão crítico, basta apenas modernizar tais práticas pedagógicas tradicionais e enxergar a geografia realmente como ela é: dinâmica e atual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário