A palavra vem do francês
“flanêur” e se trata de uma expressão utilizada por Charles Baudelaire para
definir o comportamento “flanador” de algumas pessoas na cidade de Paris,
século XIX.
Então você me pergunta: Mas
que comportamento é esse? Posso lhe dizer que flanêur é observar os detalhes
mais simples da cidade sem ser percebido, é ter um olhar geográfico, examinar o
espaço por onde se caminha. Flanar não é apenas vagar pelas ruas como se não
houvesse sentido, mas hipervalorizar o passeio dando significado ao mesmo.
A cidade é um espaço
extremamente rico em detalhes, no entanto atualmente é bem raro vermos as
pessoas observando os variados estilos artísticos, as pessoas que atuam naquele
espaço, geralmente todos estão apressados para chegarem aos seus trabalhos
principalmente se residirem em grandes metrópoles.
O caminho que fazemos todos
os dias é rotineiro e o percurso se torna automático. Poderemos até ter passado
por um mesmo lugar durante anos, chega um dia percebemos a presença de uma
árvore que sempre esteve ali, mas você passou a observar sua beleza agora,
neste instante.
As atividades de comércio se
espalham pelos centros das cidades e junto a esta se encontram o vendedor
ambulante, o flanelinha, as edificações ou casas antigas que imprimem histórias
marcantes, as diversas lojas, as pessoas a espera do ônibus e a praça que
geralmente se encontra no centro de algum lugar movimentado onde passam pessoas
indo e vindo. Todos são atuantes dos espaços que frequentam e a partir desta
atuação real e constante vão modificando e dando movimento as cidades.
O flanar de hoje adquire uma
modernidade trazida pela internet, nas redes sociais, por exemplo. Além da
intenção de ver as coisas, as pessoas também querem ser vistas, os encontros de
jovens não são mais em pontos fixos ou por questões ideológicas, hoje eles
percorrem vários espaços durante a noite e devido a este novo comportamento
eles acabam criando uma nova geografia para as cidades, afirma Maria Isabel
Mendes de Almeida.
Fica a dica: Vamos observar
com mais detalhe o ambiente urbano, pelo qual costumamos caminhar. Como
resultado você vai perceber quão rico é este ambiente que antes fazia parte de
uma rotina.
E você professor (a) que tal
planejar uma aula onde os alunos poderão fazer um exercício de observação e
reflexão. Abaixo tenho uma proposta para um plano de aula.
Plano
de aula
9° ano Ensino
fundamental 4° ciclo
Duração: 2 aulas
Tema: ambiente urbano e modo de vida.
Justificativa: Despertar no aluno a percepção do meio em
que vive.
Objetivos gerais:
Refletir sobre o ambiente urbano
Refletir sobre o ambiente urbano
Compreender o significado de flanar
Transmitir a sua visão sobre
a cidade e suas interações
Objetivos específicos
Identificar problemas urbanos
Interagir com a turma
Debater o tema proposto
Desenvolver a oralidade
Identificar quem atua no espaço urbano
Observar o ambiente em que vive
Etapas previstas:
Identificar problemas urbanos
Interagir com a turma
Debater o tema proposto
Desenvolver a oralidade
Identificar quem atua no espaço urbano
Observar o ambiente em que vive
Etapas previstas:
Primeira etapa:
Iniciar com o texto “Flanar: uma visão diferenciada do cotidiano urbano” fazendo uma leitura reflexiva sobre o tema articulando-o com o ambiente urbano e o modo de vida das pessoas. Incentivar o aluno a falar sobre o que pensa e se tem o costume de observar seu espaço como um típico flanador.
Logo após será proposto uma
avaliação na próxima aula, porém a mesma será iniciada durante a semana. Os
estudantes terão que se reunir em grupo de cinco integrantes e utilizar a
câmera fotográfica ou até mesmo seu celular para registrar durante uma semana
diversos ambientes do centro urbano. Com as fotos em mãos os alunos garantem
metade da nota, em uma segunda parte e para a obtenção do complemento da nota terão
que colar as fotografias em cartazes e apresentar a sua visão sobre a cidade onde
serão abordadas cinco importantes questões sobre o espaço urbano e cada
estudante do grupo ficará responsável por responder uma questão:
1.
Quem são as pessoas que atuam neste espaço? (
comerciantes, vendedores ambulantes, funcionários públicos...)
2.
Você observou algum problema estrutural no
centro urbano de sua cidade?
3.
Como funcionam as relações cotidianas no
centro urbano, é dinâmica ou pacata?
4.
O que falta nesta área urbana para que possa
facilitar a vida da população?
5.
Qual o ambiente fotografado lhe chamou mais
atenção e por quê?
Segunda etapa:
Segunda aula, apresentação dos trabalhos em grupo.
Metodologia: Aula dinâmica e
interativa. Serão utilizados: o texto
Flanar: uma visão diferenciada do cotidiano urbano, fotografias da cidade
tiradas pelos próprios alunos e cartazes.
Avaliação: Será proposto um
trabalho de apresentação sobre as fotografias tiradas no centro da cidade,
porém a avaliação será processual, sendo observada a interação, a observação do
aluno sobre assunto, a iniciativa dos estudantes durante todas as etapas da
aula.
Referências Bibliográficas:
Barbosa, Adauto Gomes. Geografia urbana IFPE.
Laboratório de Prática de Ensino da Geografia II IFPE
Passos, Fernanda. Gouvêa, Mariana. Tosti, Raphael.
Polito, Rodrigo. Acesso em 18/12/2013.
http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/2%20-%20o%20novo%20fl%C3%A2neur.pdf
PCN Geografia
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