"A Geografia possui teorias, métodos e técnicas que podem auxiliar na compreensão de questões ambientais e no aumento da consciência ambiental das crianças, jovens e professores. O conhecimento dos problemas e a consciência ambiental podem contribuir na busca de soluções possíveis, para que a sociedade enfrente os complexos desafios que mexem com múltiplos interesses, tanto locais como internacionais".
(Pontuschka, N.N, Paganelli, T. I, Cacete, N.H. Para Ensinar e Aprender Geografia, 2009).
Realmente a Geografia é uma ciência facilitadora quando o assunto é compreensão do meio ambiente. É sabido que existem relações entre homem e meio, onde um está integrado ao outro e a Geografia aborda estas questões sociais e ambientais propondo a análise, a reflexão e indo fundo para descobrir: O que? Quando? Onde? e Como?
É importante lembrar que o meio ambiente é um dos temas transversais e deve ser abordado por todas as disciplinas escolares, através de aulas que mostrem aos alunos a realidade vivida por eles, podendo desta forma fazer associações, tornando o assunto compreensível e amplo, unindo a biologia, geografia e história ou física, matemática e geografia, entre outras mais.
Estamos na semana do meio ambiente e geralmente muitas escolas irão abordar este tema, passar filmes, trabalhos, seminários, terão teatros, comemorações, passeios, uma variedade de planos de aula com a temática.
No entanto sendo esse um tema transversal, não pode ser abordado apenas na semana do meio ambiente e sim frequentemente. Não devemos negligenciar algo tão importante para a sociedade. Ainda é bem comum pensar o meio ambiente como algo que está fragmentado da sociedade, ou seja, uma ideia de que devido as florestas se localizarem em um determinado ambiente com animais que estão distante das maiores cidades é bem provável que não há nenhuma interferência na sociedade e em nossas vidas. Correto? É claro que não! Só para ter uma ideia, a floresta Amazônica influencia o clima mundial, além desse exemplo a vários que nos mostram a importância da relação do meio ambiente e da sociedade.
Muitos podem até imaginar que uma simples ação não irá afetar o meio ambiente, como por exemplo jogar um papelzinho no chão, mas você esquece que há milhões de pessoas vivendo em uma cidade tendo a mesma atitude, então de papelzinho em papelzinho o que vemos hoje são incontáveis rios contaminados cheios de lixos.
Muitos também pensam: Minha atitude de não jogar esse papelzinho não vai fazer a diferença, não vai amenizar a situação, já que todos jogam lixo no chão. Mas se daqui a alguns anos a maioria das pessoas pensar em não jogar lixo nas ruas, rios e deixar de lado atitudes insustentáveis, aí sim veremos a diferença.
O que eu quero lhes dizer é que as crianças de hoje devem crescer conscientes da sua responsabilidade com o meio ambiente. Nós professores precisamos formar cidadãos capazes de mudar para melhor a situação do meio ambiente. Com certeza cada vez mais teremos pessoas com atitudes sustentáveis. Não vai ser apenas um entre milhões que não jogará um papel no chão, serão milhões que vão achar um absurdo jogar lixo no chão entre outras práticas insustentáveis. Portanto para mudar a visão das pessoas não basta apenas um dia tem que ser um processo prazeroso, constante e fácil de aplicar.