O espaço geográfico trata-se de um espaço transformado pelo homem, o resultado da articulação entre sociedade e natureza. E por ser dinâmico e complexo são construídas relações naturais, sociais, políticas, econômicas e culturais. A partir dessas relações iremos analisá-lo por meio de várias categorias, assim como: paisagem, território,região e lugar .
Paisagem
Fernando de Noronha,Pernambuco
É uma das categorias mais antigas,sendo bastante utilizada, no entanto anteriormente era abordada de maneira fragmentada. De um lado analisava a paisagem natural e de outro a modificada pelo homem. Hoje há interações onde é observado ao mesmo tempo vários aspectos.
Um dos conceitos mais conhecidos desta categoria é o de Milton Santos, ele entendia a paisagem como a expressão materializada do espaço geográfico, ou seja, tudo o que vemos diante de nossos olhos e não é apenas formada de volumes, mas também de cores, odores, movimentos, sons etc.
De acordo com Giometti, Piton e Ortigoza " A paisagem conjuga o passado, o presente e nos aponta o futuro, em uma convivência de diferentes temporalidades que faz de cada uma delas única.
Agora vamos analisar a imagem!
Edifício Coplan em São Paulo
O edifício Coplan localizado no centro de São Paulo se trata de uma paisagem transformada pelo homem, na parte física visualizamos a sua ondulação uma característica marcante do arquiteto Oscar Niemeyer, na questão histórica podemos afirmar que passaram quatro décadas de sua inauguração e com certeza muitas histórias e vivências desenrolaram neste processo. Outro ponto a destacar é a função desempenhada por esta paisagem que se trata do maior edifício residencial da América Latina, além de possuir em seu térreo uma área comercial. Portanto uma paisagem tem a capacidade de nos passar várias informações não se resumindo apenas a forma e sim a um conjunto de respostas para as nossas perguntas.
Território
É um conceito bastante significativo na análise do espaço geográfico e que ao passar dos tempos acaba ganhando novos personagens e mais destaque no mundo competitivo em que vivemos. Falar de território é falar de espaço de poder, de domínio e organização. Hoje em dia é bastante frequente na mídia as notícias sobre conflitos territoriais, como a Faixa de Gaza. Então você poderia me perguntar: Quem tem o domínio e quem é influenciado no espaço geográfico? Na realidade são vários atores que agem de acordo com seus interesses de forma informal ou formal, escolhendo apenas aqueles que pertencem ao território e excluindo outros.
Além de sabermos da associação entre território e poder é interessante analisarmos o conceito através da vertente de Rogério Haesbaert, segundo esse autor o território pode ser entendido no sentido político, assim como a divisão territorial do Brasil cujo objetivo seria a facilidade para administrar tais espaços; no sentido cultural ou simbólico-cultural e como o próprio nome afirma há um valor que expressa a cultura de algum povo ou grupo, como exemplo posso citar os territórios indígenas; no sentido econômico como exemplo temos a área do ABC Paulista que tem um considerável poder de influenciar estabelecendo relações com diversos setores da sociedade.
Região
Trata-se de um conjunto de lugares com características semelhantes entre si e diferentes em relação a outro grupo. As condições opostas darão a cada região uma particularidade.
Vamos ver alguns exemplos: comparando a região norte e a região sul do Brasil podemos apontar algumas diferenças. No norte a região possui extensão bem maior e temperaturas elevadas diferente do Sul. Estas são apenas duas particularidades existentes entre dezenas de outras.
O conceito região também pode ser relacionado a domínios naturais: Mata Atlântica, Caatinga, Pampas, Amazônia e Cerrado.Outro conceito que se encaixa na categoria é o industrial, no Brasil há vários se destacando como o ABC Paulista e o Polo industrial de manaus.
Lugar
Esta categoria nos remete a ideia de algo simbólico, carregado de afetividade, de sentimento. Segundo Yu-Fu-Tuan o lugar é criado pelos seres humanos para os propósitos humanos. Em resumo o lugar é uma dimensão cultural é identidade é cotidiano.
O lugar pode ser entendido numa escala micro ou macro vai depender da afinidade de cada um por um determinado lugar, por um espaço vivido. A seguir irei distribuir várias imagens, prestem atenção!
Fig.1 Praça
Uma praça pode ser o local para a leitura ou para a brincadeira das crianças todos os fins de semana (Fig.1).
Fig. 2 Ribeirinhos
Na imagem 2 dos ribeirinhos, o rio torna-se o lugar onde são desenvolvidas as atividades cotidianas: pesca, navegação e lazer.
Fig. 3 Escritório em residência
Em uma escala menor na fig.3 podemos observar um cômodo da casa, nesta caso se trata de um escritório que pode significar algo bastante representativo para quem trabalha e passa a maior parte do seu dia.
Fig.4 Ambientes com temperaturas amenas
Na fig.4 em lugares mais frios acontece a adaptação desenvolvida pela vivência que torna aquele lugar agradável, único e simbólico para aquela população.
Fig.5 Favela em Salvador Bahia
Na fig.5 temos a favela de Salvador Bahia que para muitos turistas que visitarem tal área observarão como um lugar qualquer com ruas, becos, casas, no entanto para um morador daquela favela este é o lugar onde ele estabelece as suas principais ações diárias onde a sua vida acontece e se desenvolve, um ambiente recheado de histórias particulares de lutas e conquistas.E para você, qual é o lugar mais representativo em sua vida? Pense, reflita!